sábado, 8 de novembro de 2008

O fenômeno Obamania, o "salvador da pátria" ¬¬'

Já faz algum tempo que venho observando o quanto o candidato à presidência (e agora 44º presidente) dos U$A, o Sr Barack Obama, tem causado frisson no mundo todo. O que mais me deixa encucado é a quantidade de pessoas no mundo todo que acham que ele será o "salvador da pátria" e que, todos os problemas de todos os outros 42 ou 43 presidentes americanos serão resolvidos. Mas antes de entrar nos assuntos polêmicos, vou considerar sobre essa eleição e esse candidato.

Todos nós já sabemos da origem de todos eles, então nada de histórico aqui (vai procurar no google se quiser!), o que eu quero que todo mundo perceba ao ler isso aqui é que, no final das contas, todos eles são iguais e qualquer um que tivesse sido eleito faria as mesmas coisas. Vamos lá.

Primeiro a candidata Hillary Clinton, que de uma hora pra outra "mudou de lado", e não é muito longe isso não. Lembrem-se (ou usem o google para ver) [d]as ações dela como senadora. A sua principal meta era tornar o sistema de saúde norte-americano público e universal novamente (o quê??? você não sabia que nos U$A a saúde não é pública como no Brasil?) Para tal, ela comprou uma briga feia com as agências e empresas de seguro-saúde de lá, (dessas eu só conheço a Sigma saúde, proprietária da Amico Saúde aqui no Brasil).

A briga dela era para que a saúde lá voltasse a ser responsabilidade do Estado e que fosse disponível para todos os cidadãos, principalmente os mais pobres, ou seja, aqueles que não podem pagar por um seguro-saúde (caríssimos, por sinal). Ora, mas isso vai contra os interesses das empresas, que lucram horrores com a desgraça situação dos norte americanos. (Pode parecer engraçado para quem estiver lendo isso que um brasileiro fale sobre isso, porém agradeço todos os dias à minha mamãe e a papai por não ter nascido nos U$A, porque aqui, mesmo porcamente e com filas de espera de até seis meses, eu tenho acesso à saúde, mesmo não sendo ideal, mas lá se eu não tivesse grana para pagar pelo tratamento (que pode chegar até a U$$ 650 mil por uma simples operação) eu ficaria sem tratamento, seria posto para fora dos hospitais e deixado à pura sorte)

Então o que fizeram às empresas de saúde norte-americanas? Começaram a usar os seus testas-de-ferro dentro do próprio Estado, ou seja, usaram aqueles a quem elas ajudaram a eleger e, sabe como isso aconteceu? Ora, não é muito difícil de saber, vamos ao objetivo principal de uma empresa e sua razão de existência: O lucro, que é formado pelo Dinheiro. Pronto, temos aí a melhor forma de se comprar o que quiser no mundo capitalista, inclusive o seu próprio senador, olha que beleza! (fórmula básica de matemática: CP= C x L = $$$)

Legenda
Comprar senador = CP
Lucro das empresas = L
Dinheiro = Money = $
Contribuição para campanha = C


As campanhas norte-americanas (assim como quase todas na ilusão da democracia) trabalham com duas fontes de verba (em todos os níveis) que são, o financiamento público e as doações privadas (empresas, pessoas, entidades, sindicatos, ETC) que podem também fazer doações para campanhas políticas. Dentro desse esquema não é muito difícil adivinhar como comprar seu próprio senador não é? Estou usando o exemplo porque se encaixa na Hillary (que também gosta de um charuto, diga-se de passagem) que, por sinal É uma senadora (olha que coisa, parte II). Logo, as empresas que têm muito, mas muito dinheiro disponível para gastar, ou melhor, para "investir" nos seus interesses, utilizam o subterfúgio de "patrocinar" a campanha de determinado candidato através de doações de dinheiro. Aqui é que "a porca torce o rabo" como dizem os sertanejos, pois quanto mais dinheiro uma empresa injeta na campanha de determinado candidato, mais "contrapartidas" a mesma exigirá receber, afinal de contas. É a clássica troca de favores, onde você lava a minha mão e eu lavo a sua, nós trocamos interesses, ETC, ou seja, todo mundo fica feliz e a vida toda vira uma festa. É sempre assim? Não, não é, mas não ser [infelizmente] é a exceção.


Toda essa explicação acima, sobre como comprar seu próprio senador foi para explicar com riqueza como a senadora Hillary mudou de lado "facin, facin", pois as empresas de seguro saúde foram direto para essa tática de guerrilha, atacando o seu "inimigo" pela parte em que ele é mais fraco, ou seja, dentro do esquema de grana fácil das empresas e da necessidade por parte dos candidatos de grana para financiar as suas campanhas, "Pimba nego!" As mesmas compraram a senadora Hillary em sua candidatura ao senado em 2004 (se não me engano!) e foram os maiores contribuidores da campanha dela e, imaginem o que aconteceu depois que ela foi eleita? Yes sir, ela simplesmente ESQUECEU da saúde pública, universal e gratuita, responsabilidade do Estado.
Agora Sobre o candidato John McCain...
Hahaha nosso querido John(zinho) é da "linha-dura" dos U$$$A, ou seja, vem de uma tradicionalíssima família militar, do pior tipo, a dos fuzileiros navais (Marinha), tendo sido filho e neto de grandes almirantes da U$ Navy, foi prisioneiro de guerra lá no Vietnã (se fodeu) e passou um bom perrengue por lá, tendo como maiores lembranças um pé ferido e não conseguir mover o braço direito acima do ombro, por causa de tanta pancada que recebeu na sua estadia forçada no Vietnã. Nosso querido diz ser ferrenho opositor das indústrias de tabaco e dos lobbies das indústrias nas eleições e que deseja devolver o poder ao povo norte americano (que poético, não?), mas isso não o impediu de receber doações bastante generosas por parte dos mesmos lobistas e indústrias de tabaco que costuma criticar! (*algo em torno de U$ 1,227,965, isso contando apenas a indústria do tabaco e os Lobistas). Além de seu interesse muito grande em parecer um "bom moço", atacando os lobistas, as indústrias de cigarro e a influência do capital no cenário político norte-americano, o John(zinho) tem muitas outras qualidades... Como todo bom militar que se preze, apoiou ferrenhamente a INVASÃO (que ocupação de cu é rola) do Iraque, a famigerada guerra do Golfo e muitas outras incursões, ditas de "defesa" dos U$$$A e, TODAS as ações do atual presidente Sr. Bush(it) no que diz respeito à política externa, além de ser forte e incisivo no senado, principalmente dentro do assunto em que é especialista (alguém aí sabe qual é?). Além de tudo isso, como se não bastasse, apoiou ativamente a reeleição do Sr. Bush(it) à presidência, angariando fundos na cifra dos mais de U$ 10,000,000 para candidatos do partido, é chamava até recentemente os asiáticos de Gook, um termo pejorativo que aprendeu na guerra do Vietnã, mas ele pelo menos é contra a tortura, afinal de contas, passou cinco anos levando pancada pra falar, lógico que ele vai ser contra... Agora chega de falar dos perdedores, o que interessa mesmo é o ganhador (mas não muito, como vocês vão ver)... Obaminha, todo mundo já sabe da sua origem, de sua luta e afins, todo mundo se emocionou com o carinho que devotou a vovó, da tristeza em ver ela partir e tudo o mais, todo mundo sabe que você é um cara "legal e que quer ajudar o seu país". Disso todo mundo sabe, mas tem algumas coisas que não estão muito abertas nesse jogo não tem, então vamos a algumas delas... Como assim, não vai retirar totalmente as tropas do Iraque até 2010?
Você prometeu isso em campanha, falou que se eleito tiraria todo mundo de lá sem falta até 2010, agora tá vindo com um papinho de que a retirada vai ser desastrosa pros Iraquianos e que ela agora terá de ser lenta e gradual, além de contar com equipes americanas de não-combate para "auxiliar na segurança" do país?? Obaminha, que papo é esse Jão? Deve ter sido idéia do tal Gates né? (pra quem não sabe, Robert Gates, secretário da Defesa de Bush e autor, juntamente com o general Petraeus, da famigerada "onda" iraquiana! Gates sempre apoiou a manutenção da presença americana no Iraque e nunca sugeriu que os U$$$A deveriam sair). Ele deve estar te pressionando muito né? Afinal a indústria bélica americana fatura uma boa grana lá, com venda de armas e acessórios pro governo militarista, além dos próprios lobbies no Iraque, afinal de contas lá tem muito ouro preto, coisa rara hoje em dia e que desperta certas "paixões" em certos homens, além do fato de que lá é um belo e grande campo fértil para a "introdução norte americana", com o american way of life, produtos americanos e cultura norte americana, além de muitas outras possibilidades de negócio fácil e lucrativo, não? Ainda mais agora com a crise né Obaminhah ,é inviável tirar a galera de lá, logo, a retirada das tropas do Iraque só pode ser uma insanidade né? Eu entendo, há muita pressão de cima né? Aquela galera que financiou boa parte da sua campanha tá enchendo a paciência pra que isso não role né? eu sei Obaminha, eu sei...
E porque cargas d'água foi escolher justamente a Hillary Clinton como secretária de estado? Algumas coisas que você faz Obaminha fogem a minha compreensão, pois a escolha dela, que nunca votou contra a guerra do Iraque e nunca deixou de apoiar a contínua liberação de verba pra manutenção da INVASÃO [que ocupação de cu é rola²] do Iraque, que disse em rede nacional que se eleita presidente e o Irã atacar Israel ela não hesitaria e DESTRUIRIA o país ela mesma, isso sem falar na falta de memória dela [vide o caso dos seguros-saúde e a educação gratuita], é Obaminha, colocar uma mulher desse tipo para comandar a “diplomacia” norte americana por quatro anos foi dose, o que podemos esperar dessa decisão hein meu rei?
Agora vamos falar de dinhheiro né Obaminhá... afinal ele é bom e todo mundo gosta...Lembra que eu falei que algumas coisas fogem a minha compreensão meu amigo? Então essa é outra delas. Como é que você tem coragem de manter Timothy Geithner (atual presidente da Reserva Federal Nova Iorque), Lawrence Summers (ex-secretário do Tesouro do governo Clinton), e Paul Volker (ex-presidente do Federal Reserve) como conselheiros monetários Obaminha? Isso só pode ser brincadeira, afinal não é segredo nenhum (ou é?) que TODOS (sim, eu disse TODOS!) eles estejam profundamente envolvidos com o atual colapso financeiro e a temida recessão, que já assola milhões de empregos no seu país Obama, além de claro, serem ferrenhos apoiadores do “socorro” (entre aspas, porque isso é melhor que colo de mãe concorda?) financeiro a Wall Street, que já tá indo pras cifras dos trilhões de dólares do dinheiro de quem? (se você disse do povo, sim você acertou, ponto pra você...^^). Como é que você foi fazer uma coisa dessas, me diga? Não vai me dizer que você realmente acredita que esses homens possam te ajudar a sair dessa encrenca que o nosso amigo Mr. Bush[it] te meteu hein Obaminha... Afinal de contas foram ELES os responsáveis pelo colapso que bate a sua porta meu amigo, que tal abrir os olhos? Será que você vai dar tanto destaque, atenção e grana pra eles mesmo? Parece sensato confiar que eles tirem a economia do seu país do buraco em que ELES MESMOS a enfiaram.... Ai ai Obama, ai ai...
Mas pelo menos uma coisa boa ele fez....Tá fechando as portas de Guantánamo, olha que legal a atitude do nosso amiguinho Obama. Isso ele cumpriu pelo menos, mas não era sem tempo né? Eu só não entendi bem a história de colocar um cara da Cia pra fazer isso, principalmente um que era fortemente tendencioso a usar certos métodos condenados por todos [inclusive por vocês] de se conseguir informações [sim, estou falando de tortura]...eu não sei como você conseguiu fazer tudo isso de uma vez só Obaminha, eu juro que tento entender ao máximo, mas não é possível...
O que eu quero de verdade é que você se dê bem meu caro amigo Obama, afinal de contas, seja de que forma for, é um momento histórico que você tenha chegado a esse cargo, tão importante no mundo atual globalizado. Só espero que não dê merda, pois isso só será mais um subterfúgio para os que sempre fazem merda se darem bem, pois será só dizer que a culpa é do negro!

Boa sorte Obama, você vai precisar...

Para maiores informações acessem:

http://www.hsw.uol.com.br/framed.htm?parent=barack-obama.htm&url=http://www.opensecrets.org/pres08/select.asp%3fInd=A02

Sem comentários hoje, só pra comemorar o primeiro discurso dele pro congresso...

Nenhum comentário: